segunda-feira, 6 de março de 2017

200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 (Reportagens, vídeos e ilustrações)

Hoje, 6 de março de 2017, completa-se 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817. Apesar de ser o principal fato histórico de Pernambuco, e um dos principais do país, o episódio ainda é pouco difundido e quase desconhecido para a grande maioria. Entre várias outras coisas, da Revolução de 1817 originam a Data Magna do Estado de Pernambuco (6 de março) e a nossa bandeira.

Bandeira da Revolução de 1817. Fonte: Biblioteca Nacional Digital.


Compartilho três ótimos materiais produzidos em comemoração a data que nos ajudam a conhecer mais nossa história.

1817: Revolução com as cores de Pernambuco
Essa matéria do JC Online/NE10 traz um bom resumo do que foi o acontecimento, destacando inclusive a contradição Abolicionista/Escravocrata no seio da revolução.
Na matéria também há um vídeo onde George Cabral, historiador, professor da UFPE e presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), explica e mostra algumas peças sobre o tema que estão no Instituto.
Há ainda um vídeo que conta essa história de maneira descontraída por meio de ilustrações. Muito massa!
Para acessar o conteúdo é só clicar aqui.

Bicentenário da Revolução de 1817
Nesse curto vídeo o jornalista Paulo Santos de Oliveira fala sobre a Revolução de 1817 e de como essa revolução foi vanguarda no país como primeira independência do Brasil e como projeto político mais igualitário.
Paulo Santos de Oliveira é autor do livro "A Noiva da Revolução".

Cassio Zirpoli, em seu blog no Diário de Pernambuco, fez um interessante post com o "e se" a Revolução Pernambucana tivesse se mantido, como seria no futebol.
Para ver clique aqui.