segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Programa de Sócios do Sport: PROMESSAS, DESRESPEITO E ENGANAÇÃO 2

Sou sócio contribuinte do Sport. E, o que é uma pena, isso me causa mais dores de cabeça e decepções do que qualquer outra coisa.
Fila nas bilheterias das sociais no jogo Sport x Goiás.

Há seis meses atrás escrevi um texto cujo título foi “Programa de Sócios do Sport: PROMESSAS, DESRESPEITO E ENGANAÇÃO” (que nunca viu, clica aí e dá uma olhada rápida) onde expus uma série de problemas que eu, enquanto sócio do Sport, era submetido pelo clube. Infelizmente hoje sou levado a escrever outro texto no mesmo sentido. Os problemas antes levantados persistem e novos são adicionados a essa triste e revoltante matemática.

Vou aqui descrever três casos que explicitam bem o que é o #SportDeVerdade.

Caso 1: O que é bom... acaba!
Quando me associei ao Sport, o sócio que pagasse o ano todo de uma vez obtinha descontos. Foi isso que fiz. Paguei as mensalidades de um ano e obtive o desconto. Quando estava perto de vencer esse um ano adiantado fui a sede do Sport pronto para pagar outro ano de mensalidades e obter novo desconto.
O funcionário do Sport falou que não tinha mais isso. Tanto fazia eu pagar um ano ou um mês não obteria desconto algum. O que é bom para o sócio acaba (o que não presta é eterno!). Vejo que este desconto trazia uma série de benefícios para o sócio e para o Sport, como:
- O desconto era um atrativo para o torcedor ser sócio contribuinte. Ele optando por pagar as mensalidades de um ano terminaria tendo uma “mensalidade média“ menor;
- Contribuía para a fidelização. O sócio que se associou na euforia de bom momento de resultados, por exemplo, já poderia se comprometer diretamente com um ano de mensalidades;
- Garantia da verba para o clube. Não precisa nem explicar essa...;
- Menos congestionamento no atendimento ao sócio. O torcedor poderia passar um ano sem precisar ir lá no atendimento ao sócio, indo a Ilha apenas para curtir o clube e torcer pelo Leão. Assim, o Sport poderia diminuir o número de funcionários neste atendimento e/ou ter condições de atender melhor quem precisasse resolver problemas e quem procura o clube para se associar.
Não era bom? Acabou.

Caso 2: Pague adiantado e seja registrado como inadimplente
No mês de julho, aproveitei que estava no Recife (isso, não moro no Recife) e fui adiantar o pagamento da mensalidade de agosto (a primeira após o pagamento da anuidade). Efetuei o pagamento diretamente no atendimento ao sócio da Ilha do Retiro, vários dias adiantado.
Pois bem, paguei agosto. Mais de um mês depois, quando chega o boleto de setembro vem com a mensalidade de agosto acumulada. Olho no site e... o Sport registra como se eu não tivesse pago.
Fico sem poder pagar setembro, porque o boleto enviado coloca nunca conta só os dois meses, e como devedor do mês anterior que eu já paguei. Nova saga: conseguir contato com o clube para resolver a questão.
Mandei e-mail com meus dados, com a imagem do recibo do pagamento e nada, nenhuma resposta. Vou tentar por telefone. Olho no e-mail que o Sport manda com os boletos e nada de telefone. No site do sportdeverdade.com.br, nada. Expliquei a situação ao perfil oficial do clube no twitter e pedi um telefone para resolver, nenhuma resposta (como sempre).
Resumo: Desconto? O que você ganha pagando adiantado é o status de inadimplente.

Caso 3: Sou sócio, estou em dias, quero ir pro jogo, mas o Sport sempre complica minha vida
Finalmente consegui provar que já tinha pago a mensalidade de agosto e ficar em dias. Eis mais um problema fruto do não cumprimento das promessas pela direção do Sport.
Como expus no outro texto sobre a relação do Sport com o sócio, mais de um ano depois, o Sport não cumpriu suas promessas quanto a venda on-line de ingressos para os sócios. Lá tem o link com as matérias com as promessas, inclusive no site oficial (era aplicativo pra compra e tudo mais) e só clicar aqui e depois clicar nas matérias.
E não venha com história que o sócio pode comprar on-line, quem pode comprar é o cliente Visa, pois veja só:
- Se for cliente Visa e não for sócio, pode comprar? Pode.
- Se não for cliente Visa e não for sócio, pode comprar? Não.
- Se for cliente Visa e for sócio, pode comprar? Pode.
- Se for sócio e não for cliente Visa pode comprar? Não.
Ficou bem claro? Quem tem direito é o cliente Visa, sendo sócio ou não.

Como moro a aproximadamente 200 km da Ilha do Retiro, naturalmente não posso ir ao Recife apenas para comprar o ingresso. Qual vinha sendo a saída? Entrego meus documentos a minha namorada, que passa a semana no Recife, e ela vai na Ilha comprar. Aí quando ela foi comprar hoje (21/09), sem aviso prévio, o Sport diz que, mesmo com os documentos, ela não poderá mais comprar.

Vejam bem, quando eu fui me associar o site oficial do Sport dizia que eu poderia comprar os ingressos on-line, até por aplicativo feito pelo clube. Eu cumpro minha parte, o Sport, esse tempo todo depois, não cumpre a dele. E, ainda assim, ao invés de facilitar, ele dificulta a ida do sócio ao jogo. (Pro sócio é difícil comprar, pra outros...).

Ligo para o Sport para tentar resolver uma forma de alguém, com meus documentos, comprar meu ingresso. Tento oferecer várias alternativas. Proponho enviar uma procuração por e-mail (para este jogo, quando eu for quarta pro Recife entrego em mãos) com meus dados e os dados da pessoa que vai comprar, pelo e-mail que é cadastrado no Sport e pelo qual o Sport me envia documentos e que eu já enviei (a pedido do Sport) documentos. Nada. Peço para falar com alguém que para tentar resolver, nada. É não e pronto.

Esse é o dia-dia da relação do Sport com o Sócio. Esse é o #SportDeVerdade. Só cobro o que me foi prometido. Infelizmente, mais uma vez eu digo: se a relação fosse racional eu não seria mais sócio do Sport.


Tiago Oliveira Caetano.