sexta-feira, 13 de junho de 2014

Análise da Seleção Brasileira no 3x1 contra a Croácia pela abertura da Copa do Mundo 2014

Minha apreensão era grande. Como a Seleção reagiria? A pressão era gigante, e acho que todos os jogadores a sentiram de alguma maneira. E foi o pior cenário possível. Não começar fazendo um gol? Pior. Levar um gol no começo de jogo? Ainda pior! Sofrer um gol, no caso fazer um gol contra, na estreia, jogando em São Paulo, no início do jogo! Cenário mais difícil só se Neymar ainda tivesse sido expulso na irresponsável cotovelada que deu quando o jogo estava 1x0 para a Croácia.
Conseguimos reagir. Isso mesmo: CONSEGUIMOS. Os jogadores, o estádio, o Brasil conseguiu reagir a aquele gol. E, jogando melhor que a Croácia, conseguimos a vitória. Foi pênalti? Não. Mas o Brasil já merecia a virada, jogava melhor que a Croácia e o gol, de toda forma, chegaria. A Seleção, inclusive, caiu um pouco após fazer o segundo gol.
Possivelmente foi o jogo mais complicado da primeira fase. A Croácia é o melhor adversário do grupo e a estreia tinha o peso que tem. Tudo indica que teremos dois jogos mais tranquilos. Precisamos! Há muito o que ser mudado/corrigido.

Vamos a análise do jogo, a partir da análise do desempenho de cada jogador:

Júlio César: Não teve culpa no gol da Croácia, mas assustou em algumas bolas. A defesa mais difícil que fez, aquela antes do gol de Oscar, a bola vem na direção dele, ele salta para o lado para saltar voltando e fazer a defesa, se complicando. No lance que ele dividiu com o Croata e que sofreu a falta, ele também falhou.

Thiago Silva: Bem no jogo. Teve muito trabalho para cobrir o espaço deixado por Daniel Alves e, junto com todo sistema defensivo, dos espaços deixados por Paulinho. Ficou sobrecarregado.

David Luiz: Um gigante. Esteve muito bem e sua vibração no jogo foi muito importante.

Daniel Alves: Nossa avenida. Deixou, mais uma vez, um espaço enorme pelo lado direito da Seleção. A grande maioria dos ataques da Croácia foram pelo lado dele. Também não fez muito no ataque, decisivo nos ataques pelo lado direito foi Oscar.

Marcelo: Não sentiu o gol contra. Fez uma partida regular. Não deu as brechas que Daniel Alves deu.

Luiz Gustavo: Muito bem. Jogou muito, como vem jogando sempre pela Seleção. Tem regularidade e eficiência enormes! Ficou muito sobrecarregado pelas deficiências de Paulinho.

Paulinho: Muito mal! Pior em campo pelo Brasil. Parece sem tempo de bola, sem ritmo de jogo, pesado... Tem uma função importantíssima, suas deficiências prejudicaram muito o time. Sobrecarregou a defesa e não foi o importante elemento surpresa que já foi em outros momentos no ataque. Merece sair do time titular.

Oscar: Melhor em campo! Começou errando as primeiras bolas, parecia que sentiria a pressão pró-Willian. Mas quando a chapa esquentou ele cresceu muito na partida. Foi o primeiro a chamar o jogo após o Brasil sofrer o gol. Quase fez o gol de empate. Roubou muitas bolas. Foi fundamental no primeiro e no segundo gols e fez o terceiro.

Hulk: Mal no jogo. Para mim, é um jogador que precisa de muito espaço para construir boas jogadas e quando jogar com Seleções bem organizadas, como a Croácia, não vai ter esse espaço. Desde antes, acho que Hulk não mereceria ser titular, o jogo me fez ampliar as convicções.

Neymar: Jogou bem, e tem estrela demais. Coisa de craque. Tem chamado o jogo, segurado a bola e ido para cima, mas tem segurado a bola demais, por vezes precisa tocar mais rápido. Tem sido muito irresponsável em alguns lances, foi assim nos amistosos e ontem poderia ter sido expulso. Felipão, se já não o fez, precisa puxar a orelha dele.

Fred: Não recebeu bolas em condições. Acho que poderia ter chegado em algumas bolas e não chegou. Faltou mais gana. Cansou demais no fim do jogo.

Hernanes: Entrou no lugar de Paulinho, que estava mal demais. Não mostrou muito, mas jogou melhor que o titular.

Bernard: Entrou no lugar de Hulk para colocar fogo no jogo. Não fez muito, mas fez mais que Hulk.

Ramires: Na minha opinião é quem deveria ter entrado no lugar de Paulinho. Dá mais mobilidade a equipe que Hernanes, e acho que a Seleção precisa disso. Roubou a bola do terceiro gol, mostrando que tem o que acrescentar no time. Deveria ser titular no próximo jogo no lugar de Paulinho.

Felipão: Foi bem nas substituições e no apoio ao time para reverter o resultado. Precisa resolver a avenida Daniel Alves e Paulinho, que parece não está em condições. Há o que consertar!