domingo, 22 de maio de 2011

Valeu pelos três pontos

Após assistir Sport 1 x 0 Icasa, a impressão que fiquei foi que o Sport é um time mal treinado. Hélio dos Anjos tem sido importante para blindar o time, apesar dos maus resultados, mas a impressão que ficou, repito, foi a de um time mal treinado.

O Sport, que repetiu a mesma escalação dos últimos jogos (com exceção de Magrão, suspenso), jogou de maneira totalmente desarrumada. O jogadores pareciam não saber como deveriam se posicionar, seja quando atacavam ou quando defendiam.

O jogo:

Com um gol aos dois minutos o Sport teve todas as condições de fazer uma boa partida, começar ganhando dá essa tranquilidade. Mas não foi isso o que aconteceu. Apesar do Icasa não apresentar bom futebol, terminou o primeiro tempo com um somatório de chances maior que o Sport. O segundo tempo seguiu a mesmo tônica. A torcida, que sempre apoia o time, vaiou no final dos dois tempos. Que jogo feio!

Rodrigo Calaça esteve bem na partida. Alex Bruno foi o melhor em campo. Montoya e Tobi completavam o trio de zaga que parecia ser demais pro jogo. Tobi algumas vezes virou meia, o que não é a dele. Hamilton e Daniel Paulista (que fez o gol da vitória) formam uma dupla de volantes que é o que o time tem de melhor. Saci não esteve bem. Renato se esforça muito, quase fez gol no segundo tempo obrigando o goleiro a fazer grande defesa, mas apresenta limitações.

Marcelinho não vem bem. Me lembra um peladeiro que sabe jogar, jogando em um time de péssimos, já que ele reclama muito e joga de maneira displicente. É, sem dúvidas, o melhor jogador da equipe, mas precisa se apresentar como tal.

Carlinhos Bala, como sempre, mostrou vontade, mas parecia não ter condições de jogo. Bruno Mineiro teve chances, poucas, de fazer o gol e acabou desperdiçando. Os que entraram não tiveram nenhum destaque. “Pra não dizer que não falei das flores”, Fernandinho (lateral-esquerdo de 25 anos) apresentou-se bem nos poucos minutos que esteve em campo.

********************************************************************************
O Sport tem o melhor elenco da Série B, ou não? Acho que sim. Magrão, Hamilton, Daniel Paulista, Wellington Saci, Marcelinho Paraíba e Bruno Mineiro seriam titular em boa parte dos times da 1º divisão do Campeonato Brasileiro.

Sem falar em Alex Bruno, Tobi, Thiaguinho, Carlinhos Bala e Tadeu. E as novas contratações, jogadores jovens que podem vir a se destacar no Leão.

Hélio dos Anjos deveria acabar com o esquema com três zagueiros. Tobi, neste momento, é imprescindível para o time? É sim, então que seja oficializado de zagueiro ao lado de Alex Bruno e que Montoya vá para a reserva. O esquema com três zagueiros atrofia o Sport e mostrou-se desnecessário, por vezes tivemos zagueiros armando as jogadas. Se é pra ter alguém lá na frente, melhor que seja alguém da posição, que tenha características e qualidade para ajudar na deficiente armação das jogadas.

Das opções com quatro “zagueiros” destaco duas como as mais viáveis. Trio no meio-campo formado por Hamilton, Daniel e Maylson, com Bala e Marcelinho pelas pontas e Bruno Mineiro pelo meio, essa mexeria mais com o time e me agrada mais. Ou, mexendo menos, colocar Saci no meio e Fernandinho ou Dutra na Lateral.

Pelo jeito, Carlinhos Bala não jogará contra o Guarani, sábado, 16h20min, em Campinas-SP. Hélio dos Anjos deu declarações que Bala só voltará a ser escalado quando tiver 100%. Então, além da volta de Magrão ao gol, pelos menos mais uma alteração deve ser feita.

Torço para que Hélio, tendo a chamada “semana cheia” para trabalhar, consiga fazer o time entrar em campo de maneira mais coesa e que faça as alterações necessárias. O Sport precisa, e tem condições, de apresentar um melhor futebol.

No mais, valeu pelos três pontos. Começar o campeonato ganhando é importantíssimo!