segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Sport para 2011

Como já falei, o Sport manteve uma boa base do time que disputou o Brasileiro e fez boas contratações. Tem um grande técnico, Geninho, também mantido do ano passado. Com esse time é favoritíssimo ao título do Pernambucano 2011, partindo bem para a disputa de uma vaga entre os quatro que subirão da Série B para Série A no Brasileiro deste ano, campeonato longo, que exige bom elenco. Na Copa do Brasil, pelo modo de disputa, vai valer muito o momento do time e a sequência de adversários.

Além de torcer para que os atletas correspondam em campo, é necessária uma atenção especial para que a boa quantidade de jogadores que o Sport tem disponível para atuar em algumas posições, de trunfo não se transforme em problema. As disputas por lugares no time titular precisam ser pro bem da equipe e não para inflar o ego de um ou outro jogador. Vamos a analise por posição:

Goleiro:
Magrão é ídolo com todos os méritos e titular absoluto. Saulo e Gustavo são muito boas opções, qualquer deles tem condição de entrar e corresponder.

Lateral-direita:
Thiaguinho, recém contratado junto ao Fluminense, tem tudo para ser titular. Renato, que deve ficar na reserva, é uma jovem promessa e agora poderá desenvolver seu futebol sem tanta pressão.

Zagueiros:
Para mim, essa é a parte mais frágil da equipe. A queda de rendimento de Igor e as diversas lesões nessa posição atrapalharam, e muito, o Sport na busca do G4 da Série B do ano passado. Em 2011, com André Leone, agora pronto para jogar (tomará!), Igor (que volte a atuar bem!), Montoya (que já começou o ano machucado) e com os novos contratados Astorga e Leonardo, que se chegue a uma dupla confiável.

Lateral-esquerdo:
O bom e, claro, cada vez mais velho Dutra, continua. Vai disputar a posição com Welinton Saci, novo contratado. Como se trata quase que de uma "passagem de bastão" a briga deverá ser saudável e boa. Boa pro Sport!

Volantes:
Três jogadores, Germano e os ainda "fora de forma" Daniel Paulista e Tobi, devem protagonizar a disputa por duas vagas no time titular. Tanto pela qualidade dos jogadores, quanto por suas personalidades, a briga também deve ser boa para o Sport. Ainda há o recém contratado Joédson, que como ele mesmo falou 'vem como aposta', e a possível contratação de Derley.

Meias:
O Sport tem no elenco vários meias com qualidade, e isso é uma virtude, logicamente, mas também pode se transformar em um problema. É que alguns desses jogadores, por sua qualidade e personalidade, podem não aceitar bem ficar na reserva. Geninho tem a responsabilidade e também qualidade e experiência suficiente para lidar com isso. No mais, o Sport tem muito boas opções para colocar em campo. O problema que perdurou durante o último Campeonato Brasileiro, de não ter meias "destros" foi superado com as novas contratações. Com Romerito, Fabrício, Elton, Renato, Pimenta e Elvis, a dupla que atuar terá qualidade suficiente para dar alegria a torcida Rubro-negra.

Atacantes:
Ciro, Alessandro e Bala devem brigar pelas duas vagas. Ciro é a maior revelação do Sport nos últimos anos e Alessandro foi o artilheiro da última Série B e maior contratação do Sport esse ano, os dois devem ser os titulares, Bala corre por fora. Ruan, nossa nova promessa, e o gringo Pablo Pereira completam o leque de opções de Geninho.
_____________________________________________________________

Como se diz no futebol, "pelo nome" meu time seria esse aqui: Magrão, Leonardo e André Leone, Thiaguinho e Dutra, Germano e Daniel Paulista, Elton e Fabrício, Alessandro e Ciro.

Como alguns jogadores não estão disponíveis para a estréia (por contusão, falta de documentação ou sem condições físicas) o time que enfrenta o América quinta na Ilha deve ter por base: Magrão, Igor e André Leone, Renato e Dutra, Germano e Joédson, Fabrício e Elton, Bala e Ciro.

Tiago Oliveira Caetano.