sábado, 6 de maio de 2017

Pacote de Ingressos do Sport: Ideia ótima, mas com preços absurdos. Análise.

O Sport lançou hoje, 6 de maio, seu pacote de ingressos para o Campeonato Brasileiro de 2017. Muito aguardado pela torcida, o pacote, assim que passar a euforia pelo seu lançamento, tende a ser muito criticado. Pode até mesmo virar um problema.

Os descontos apresentados não são tão vantajosos assim. Mesmo se o rubro-negro comprar o maior pacote, de 19 jogos, o valor do ticket médio só será menor que os valores individuais do primeiro jogo do Sport na Ilha no Brasileirão de 2016. E note-se que os valores cobrados no primeiro jogo em casa do Brasileiro do ano passado foram tão mal aceitos que não foram repetidos uma vez sequer.

Ainda que maiores que os normalmente aplicados pelo Sport, os valores dentro dos pacotes são bons dentro da média geral entre os clubes da Série A. O grande problema é em relação aos ingressos avulsos. Torcedores que não têm condições de comprar os pacotes, ou não podem programar com tanta antecedência os jogos que poderão ir, pagarão valores absurdos. Em relação aos preços aplicados no ano passado, quem quiser ver um jogo na Ilha pagará até 500%(!) à mais. O leonino de menor poder de compra, por exemplo, para ver um jogo na Geral terá que desembolsar 40 reais! O sócio pagará R$ 30,00, quase o valor da mensalidade.

Esses números são irreais para o contexto do Sport. E daí pode-se derivar outro problema: a necessidade de baixar o preço no decorrer da competição (como foi feito no ano passado) e não haver como fazer isso por conta dos vendidos antecipados. O que era para ser uma grande iniciativa, com os valores apresentados, tende a afastar parte da torcida da Ilha do Retiro.

A tabela abaixo faz comparativos entre os valores dos ingressos avulsos e nos pacotes com os valores aplicados no início, no meio e no fim do Campeonato Brasileiro de 2016.

Início: Sport x Botafogo pela 2ª rodada; Meio: Sport x América-MG pela 18ª rodada; Fim: Sport x Figueirense pela 38ª rodada. Todos jogos do Campeonato Brasileiro de 2016.